domingo, 10 de fevereiro de 2013

Blogagem Coletiva: Mamãe tá de olho - Alimentação Infantil

 A iniciativa de participar desta blogagem coletiva foi pela Isabella Kanupp (blog Para Beatriz) que me convidou a participar também. Assunto que considero muito importante!

Bom, para todos que me conhecem, sabem que meu trabalho é cozinhar. Preparo de comidinhas básicas congeladas até bolos e doces finos. E é o que meus filhos mais me vêem fazer, cozinhar e quase sempre, não são os ditos pratos saudáveis... E claro, eles tem vontade de comer as mesmas coisas... É bem complicado lidar com isso.

Meus hábitos também não são dos mais saudáveis, tomo MUITO refrigerante de cola, amo um pão francês com manteiga, mortadela, miojo... Não tenho hábito de comer frutas muito menos salada, é uma coisa policiada senão não faço! E não porque não gosto, mas porque não tenho o hábito.

Meu companheiro é bem eclético na alimentação, adorando comer tanto um rango vegano preparado em coletivo de forma improvisada, como um banquete mais elaborado, mas não por isso, o paladar é exigente sim! No dia a dia, a alimentação dele é bem próxima do exemplar, café da manhã são frutas in natura, uma colher de sopa de azeite e kefir com granola caseira. No almoço, ele come MUITA verdura crua, sem tempero nenhum, como um coelhinho mesmo, e uma laranja de sobremesa. Lanche da tarde é fruta também com bolacha integral e repete a quantidade de verduras no jantar. Ele é o exemplo da casa em alimentação.
E foi com ele que aprendi a comer muitos alimentos integrais, coisa que nunca fiz, aprendi a apreciar a culinária vegetariana e outras vertentes que lidam com alimentação saudável (ah, muitos acham mas ele não é vegano!). E dentro deste contexto, aprendendo mais sobre isso, decidi que cuidaria rigorosamente da alimentação das crianças em casa, para se acostumarem desde cedo a hábitos saudáveis, eu até hoje tenho dificuldades em me alimentar de forma saudável, confesso.

Com a primeira filha fui bem chata e xiita, não deixava as pessoas darem besteiras para ela, e a alimentação era ainda mais rigorosa por ela ter ALPV (alergia a proteina do leite de vaca). As papinhas eram sempre preparados com muitas verduras, legumes, a introdução a sólidos mantive a qualidade da alimentação já acostumando com o amarguinho dos integrais. Bala ela só foi provar com 4 anos, primeiro chiclete foi no começo deste ano, e ainda aqueles sem açucar, doce além das frutas que ela consumia e bem pouco é o chocolate, que ela prefere os mais amargos mesmo. Hoje, com quase 7 anos, Ana come praticamente de tudo! E os pratos preferidos dela são jiló ou berinjela grelhados, quiabo refogado, legumes em geral no vapor (principalmente brócolis, couve flor e beterraba), macarrão da Pucca (yakisoba), picadinho vegetariano (com proteina de soja)... Com paladar acostumado a esse tipo de alimentação e o exemplo dos pais, foi muito importante! Claro que ela curte também se vamos ao shopping, comer um Mc Lixo inFeliz pelo apelo do brinquedinho, e sim, eu deixo ela comer (afinal, o proibido é mais gostoso não?)

Já com meu segundo filho... bem, vamos dizer que relaxei, mas relaxei demais! Até um ano de idade claro que fazia as papinhas com o mesmo cuidado que fiz para a Ana e os cuidados dentro de casa foram iguais, mas permiti que ele comesse batata frita quando ofereceram, doces, salgadinhos industrializados, deixei de ser aquela mãe chata que fazia cara feia pra tudo como fui com a Ana... Além do que, a Ana podia comer, e ela mesmo dava pro irmãozinho... Qual a consequência disso? Catastrófica! Ele tem o paladar queimado pelo excesso de condimentos dos industrializados. Hoje ele é um menino que vive de leite com achocolatado, arroz branco com farinha de mandioca, macarrão, batata frita, ovo frito, linguiça calabresa, uva e castanha do pará! E claro, todas as porcarias, balas, doces em geral, bolachas recheadas,  porcaritos... Ele não aceita nada que seja integral, nada que tenha verde... Sabe o quanto isso me é frustrante e se apresenta dia a dia como um fracasso total como mãe? É, em toda refeição tenho isso com meu filhote...

Semanas atrás vi pelo facebook o documentário Muito Além do Peso, e parei para assistir, meus filhos sentaram junto aqui no micro e começaram a acompanhar. As observações dos dois foram incríveis, a Ana entendendo porque os amiguinhos da escola comem diferente dela, mas o mais importante foi o efeito no caçula... ele começou a entender que o porcaritos faz "ai ai barriga", que é importante comer frutas, e mais, que ele não quer ficar doente nem tirando sangue (a cena da menina diabética mexeu demais com meus filhos, pois eu tenho diabetes e eles sempre me vêem fazendo exame com dextro, eles não querem o mesmo para eles).

O melhor reflexo do vídeo foi que o Gui come agora alface, pedacinhos de gengibre, como o pai, banana, maçã, carambola, peixe (por enquanto só aceita frito), feijão (que eu faço mas tem de conter calabresa) e pasmem! Ele comeu arroz integral conosco no almoço e salada de frutas de sobremesa (tá, ele pediu pra tirar o mamão e insisti um pouco pra comer tudo)! Espero mesmo que consiga reverter essa situação...

Enfim, é importantissimo cuidar dos hábitos alimentares dos nossos filhos? Com certeza!!! E o exemplo também é fundamental!!! E ter cuidado com a tal história de um pouquinho não faz mal... depende realmente MUITO de quando se faz isso e como... e qual regularidade desse pouquinho! Enquanto crianças pequenas ainda conseguimos controlar o que eles comem, depois vão crescendo e farão como os pais, e qual moral você terá em dizer, não pode? E como ouço sempre, não tenha o inimigo em casa!

A mesma papinha (beterraba), praticamente a mesma idade...



Nenhum comentário:

Postar um comentário